Super Primos é uma série de aventura que tem como tema principal o ato de brincar e a fantasia. Em um mundo contemporâneo onde as crianças têm agendas repletas, com pouco ou nenhum tempo destinado ao lúdico, a série valoriza o espaço da brincadeira e sua importante função de meio pelo qual as crianças expressam seus sentimentos, aprendem, exploram e refletem sobre a realidade e a cultura onde estão inseridas.
Nesse sentido, é inspirador o pensamento do psicanalista infantil, o inglês Donald Winnicot. Ele coloca o brincar como uma prática fundamental à infância. “A brincadeira é universal e é própria da saúde: o brincar facilita o crescer, logo, a saúde. Brincar é algo além de imaginar e desejar, brincar é o fazer”.
Composta por vinte e três episódios de 13 minutos cada um, a série apresenta as aventuras vividas momentos antes de dormir pelos irmãos Gabi, Vitória e Caio e seus primos Cristopher e Júlia e também os sonhos/aventuras oníricas quando finalmente se entregam ao sono. Enquanto convivem com temas do seu cotidiano, que aparecem nas brincadeiras vividas e nos sonhos, os cinco primos também lidam com o desafio da adaptação a uma nova realidade espacial. O quarto do apartamento classe média baixa, até então ocupado apenas pelas duas irmãs e o irmão, passa a abrigar também o primo e a prima, que chegam para passar uma temporada depois de terem sido despejados em função de problemas econômicos.
Nessa convivência, eles vivem disputas e brigas comuns às crianças, refletem sobre situações do seu cotidiano e se entregam a brincadeiras muito divertidas no quarto, que se transforma em um mundo de aventuras e fantasias. O quarto é o espaço seguro onde as crianças se acolhem e também vivem suas fantasias. É o espaço onde vivem o brincar como um ato formativo e fundamental da infância, um ato de elaboração.
Direção e Roteiro Carla Caffé e Inês Figueiró
Projeto de série infantil, com 23 episódios de 13 minutos cada. Idealizado por Carla Caffé, a ser realizado em parceria com xs diretores e roteiristas Inês Figueiró, Eliane Caffé e Beto Amaral.
Carla Caffé - Formada em arquitetura, trabalha com ilustração, design gráfico, arte, teatro e cinema.Participou de importantes mostras coletivas como a X e IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.Em suas pesquisas artísticas têm-se dedicado à cartografia paulistana. No cinema, trabalha como diretora de arte em longa-metragem, entre outros: Central do Brasil _ Walter Salles; Bossa Nova de Bruno Barreto; Narradores de Javé _ Eliane Caffé e Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé.
Inês Figueiró - É formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduada em Argumento e Roteiro para cinema e televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado _FAAP- Co-roteirista e assistente de direção do longa-metragem de ficção, Era o Hotel Cambridge, dirigido por Eliane Caffé, premiado no Festival de San Sebastián (Espanha/2015); Co-roteirista da série Mulheres que Perfumam, produzida pela Conspiração e veiculada pelo canal Discovery Home&Health (2013).
São Paulo, Brasil | contato@cisma.art.br
Todos os direitos reservados | Cisma